blog-post-tipos-de-jardim

4 jardins decorados com Argila Expandida CINEXPAN

Neste artigo você confere quatro inspirações de jardins para construir em sua casa! Aposte na decoração natural e garanta vida e harmonia aos espaços, junto aos benefícios do uso de Argila Expandida CINEXPAN. Confira!

Os jardins são espaços de destaque em diversas residências e espaços comerciais, não é mesmo? Eles garantem a àrea verde necessária para transformar ambientes simples em espaços que deixarão qualquer um admirado.

Ao buscar por referências e inspirações de jardins na rede internet, é possível conferir diversos estilos e diferentes maneiras de criá-los. Em sua composição, flores, árvores e outros tipos de plantas podem ser escolhidas para montar o arranjo desejado.

Normalmente, como são construídos em ambientes externos, os jardins requerem espécies de plantas específicas que são resistentes ao sol. Confira 16 espécies de plantas para você ter nesse espaço.

Entretanto, quando pensamos em jardim, as definições não se limitam apenas às escolhas das espécies, mas também em todo o preparo e manejo do espaço.

Você deve procurar referências e se atentar em como o solo deve ser preparado para receber as plantas, por exemplo. Neste caso, é preciso verificar quais tipos de adubo serão necessários para cada planta.

Outro item que deve ser colocado na ponta do lápis referem-se às melhores características para o desenvolvimento do solo. Pensando nisso, uma das indicações é a aplicação de Argila Expandida CINEXPAN junto à  terra, em canteiros ou em vasos.

Neste artigo, você confere 4 ideias de jardins decorados utilizando Argila Expandida CINEXPAN, além de conhecer os principais benefícios do uso deste material. Boa leitura!

Benefícios da Argila Expandida CINEXPAN para as jardins, vasos e plantas

Como citado logo acima, a Argila Expandida CINEXPAN é muito utilizada em paisagismo, jardinagem e hidroponia, sem contar o seu uso na construção civil.

Por ser um material leve, é capaz de manter a umidade da terra, permitindo uma melhor absorção de nutrientes pelo solo.

Além disso, o uso da Argila Expandida CINEXPAN sobre a superfície permite que a drenagem ocorra de forma rápida e por igual.

Outro benefício atrelado ao uso do material é que ele ajuda a evitar a proliferação de pragas, ao criar uma camada protetora, que impedirá a eclosão e incidência de insetos (como mosquitos), aranhas e até mesmo escorpiões – devido às características físicas do material, quando submetido à umidade.

Uma imagem mostra um recipiente com o fundo forrado com Argila Expandida CINEXPAN. Uma mão com unhas pintadas segura uma esfera de Argila Expandida CINEXPAN, como se fosse retirá-la do recipiente. O pote está sobre uma bancada ou mesa, que aparenta ser de granito.
A Argila Expandida CINEXPAN se apresenta em forma de bolinhas de cerâmica, de peso leve. (Foto: Reprodução/IStock)

Como posso montar um jardim com Argila Expandida CINEXPAN

De modo geral, o uso da Argila Expandida CINEXPAN em jardins pode ser feito de duas maneiras:

  • I) Cobertura da superfície: para quem ama o aspecto natural nos espaços, a Argila Expandida CINEXPAN pode ser distribuída uniformemente por todo o jardim. Isso criará uma camada protetora junto ao solo.

Além dos benefícios mencionados anteriormente, o uso do material evitará que o solo sofra erosão, causada pelas chuvas e ou ventos fortes.

  • II) Em vasos de plantas: já em vasos, a Argila Expandida CINEXPAN costuma servir como ótimo substituto aos pedriscos e seixos, garantindo um aspecto mais natural ao conjunto, além de favorecer o desenvolvimento da planta.

A Argila Expandida CINEXPAN pode agir na melhora do substrato, promovendo o enraizamento das plantas. Aproveite para conferir um vídeo explicativo de montagem de vaso com a CINEXPAN, clique aqui.

Um vaso com uma Espada de São Jorge, planta tem seu solo coberto com Argila Expansiva CINEXPAN.
Os agregados leves de Argila Expandida CINEXPAN formam uma camada de proteção para vasos e destacam o conjunto. (Foto: Reprodução/IStock)

Tipos de jardins com Argila Expandida CINEXPAN

Agora que você já conhece os principais benefícios do material, é hora de conferir algumas inspirações de jardins na qual você pode utilizar a Argila Expandida CINEXPAN como parte da decoração:

Tipos de jardins com Argila Expandida CINEXPAN

1) Jardim de entrada

Populares em chácaras ou em casas planas, esse tipo de jardim complementa a fachada das residências. Normalmente, vem acompanhada de uma trilha de pedras que levará para a porta de entrada principal do imóvel.

O jardim ganha destaque por fazer todo o contorno deste espaço, criando um lindo caminho verde e florido, na maioria das vezes, para recepção dos visitantes. O uso da Argila Expansiva CINEXPAN pode ser aplicada em toda a superfície do espaço, contornando também as plantas.

2) Canteiros

Seja de flores, para horta, com plantas ou pequenas árvores, os canteiros são ideais para casas onde o quintal é lateral, ou em imóveis com menores áreas externas.

É uma ótima opção para quem não tem tanto tempo para realizar a manutenção de grandes jardins, mas que adora ter aquele espaço verde junto à decoração.

Neste caso, a aplicação da Argila Expandida CINEXPAN pode ser feita como uma espécie de cobertura para todo o solo do recinto, que costuma ser cercado por uma mureta.

3) Jardim de inverno ou embaixo de escadas

Para quem não possui área externa e quer trazer a área verde para dentro de casa, a melhor indicação é criar um jardim de inverno ou um jardim posicionado no vão embaixo de escadas.

Esse tipo de jardim, que fica dentro da residência, tem origem nos países mais frios, onde as baixas temperaturas impediam o cultivo de plantas. A adaptação permitiu que a área verde, comum externamente, viesse para dentro, possibilitando o acesso ao mesmo através de portas feitas normalmente de vidro.

O uso da Argila Expandida CINEXPAN tem importante influência neste tipo de jardim, já que o espaço demandará maior drenagem de água, seja do próprio solo ou para um ralo, em determinados espaços.

Um hall de entrada de uma casa mostra uma parede de vidro, à direita, e através dele é possível visualizar um jardim com Argila Expandida CINEXPAN embaixo da escada. A porta da casa é de madeira.
Algumas construções mais recentes já contemplam jardins de inverno ou espaços verdes internos na planta do imóvel (Foto: Reprodução/IStock)

4) Composês com vasos

Por último, como alternativa a todas as outras ideias, quem não dispõe de um espaço tão grande para cultivar e apreciar plantas, pode aproveitar para criar pequenos “jardins” com vasos, transformando o lar com lindos composês.

Em todos os tipos de jardim, o uso da Argila Expandida CINEXPAN irá manter estável a umidade e homogeneidade da terra. Mas em vasos, além das vantagens já citadas neste artigo, ela aliviará o peso do conjunto, distribuindo entre as camadas: Argila Expandida CINEXPAN (1), terra/substrato (2) e manta bidim (3), por exemplo.

Uma imagem mostra dois vasos posicionados lado a lado e junto às plantas, ali dispostas, estão diversas esferas de Argila Expandida CINEXPAN como cobertura para os vasos.
A Argila Expandida CINEXPAN, quando utilizada em vasos, garante um conjunto natural e harmonioso ao arranjo. (Foto: Fernanda Bellini)

Lembrando que o uso da Argila Expandida CINEXPAN é recomendado para todos os tipos de plantas. Então fica a dica! Continue navegando pelo Blog da CINEXPAN e aproveite para conferir também como preparar o vaso para o plantio e o passo a passo da preparação dos recipientes com Argila Expandida CINEXPAN.

Em seu jardim, conte com a CINEXPAN!

A CINEXPAN é uma empresa com mais de 20 anos de experiência, e distribui seus produtos para todo o país. A empresa está localizada a 50 Km de São Paulo, na cidade de Várzea Paulista (SP), sendo a principal fabricante de agregado leve.

Na CINEXPAN você encontra Argila Expandida com o melhor custo-benefício, obtida através de processos que utilizam tecnologia de ponta.

Ficou interessado em conhecer as opções e quer utilizá-las em seu novo jardim? Entre em contato para saber mais. Fale conosco!