blog-post-como-cuidar-de-suculentas

Como cuidar de suculentas: confira dicas para plantá-las em vasos ou jardim

Com as inúmeras espécies de suculentas existentes é preciso se atentar a alguns cuidados. Neste artigo da CINEXPAN, você confere as cinco espécies mais conhecidas para sua casa e dicas para manejá-las da melhor forma. Confira!

Se você está lendo este artigo, provavelmente já tem ou gostaria de ter suculentas em sua residência, não é mesmo?!

Elas se tornaram uma das opções mais pedidas quando o assunto é decoração natural e jardinagem! São plantas que, normalmente, não precisam de regas diárias, pois acumulam água em seus tecidos, mantendo uma reserva do líquido para os períodos sem chuva.

Essa característica está presente por conta de suas origens, já que as mesmas são nativas de regiões secas. As suculentas armazenam a água em suas raízes, troncos e até mesmo nas folhas, pois  seu processo de fotossíntese (chamado de CAM) é diferente das demais. A fotossíntese CAM (metabolismo ácido das crassuláceas, CAM ou MAC) é uma adaptação ao ambiente árido, onde os vegetais ficam expostos a uma grande luminosidade e estresse hídrico. Essas plantas possuem a capacidade de abrirem seus estômatos à noite e fechá-los durante o dia, reduzindo significativamente a perda excessiva de água e CO2.

Há quem goste de plantá-las em vasos menores, em formato de compôses, ou diretamente em jardins.  Independente da escolha, alguns cuidados são necessários para melhor condução e manejo das plantas.

Neste post da CINEXPAN, você irá conferir dicas e quais são os cuidados para o plantio, manutenção e também manejo das suculentas.

As 5 suculentas mais comuns para plantio

De modo geral, as suculentas são plantas que se adaptam com facilidade em diversos lugares. Vasos, canteiros, em jardins ou até mesmo suspensas, esses são alguns dos exemplos onde elas costumam ser posicionadas.

Entre as inúmeras opções existentes no mercado da floricultura e jardinagem, algumas suculentas são mais conhecidas. Abaixo você confere as cinco principais espécies para você escolher na hora de fazer o plantio:

Planta-fantasma

1) Planta-fantasma (Graptopetalum paraguayense)

Exposição ao sol: meia sombra ou sol pleno.
Rega: moderada, quando o solo estiver seco.

Planta Jade

2) Planta Jade (Crassula ovata)

Exposição ao sol: meia sombra ou sol pleno.
Rega: duas vezes por semana, se o solo estiver seco.

Dedo-de-moça

3) Dedo-de-moça (Sedum morganianum)

Exposição ao sol: meia sombra ou sol pleno.
Rega: periódica e mais abundante.

Rosa de pedra

4) Rosa de pedra (Echeveria elegans)

Exposição ao sol: meia sombra.
Rega: uma vez por semana (verão) e uma vez ao mês (inverno).

Zebra

5) Zebra (Haworthia fasciata)

Exposição ao sol: meia sombra.
Rega: regular no verão e escassa no inverno.

+ Cactos:

Além das espécies listadas acima, os cactos também são ótima opção para ter em casa. A dica é complementar o plantio de suculentas junto aos cactos – sejam os menores ou os que chegam a alcançar tamanhos maiores, ideias para quintais e vasos de entrada, por exemplo.

Sobre uma mesa, várias suculentas e cactos estão plantados em vasinhos - em cores variadas, como branco e preto. Na imagem, cinco vasos aparecem com mais destaque.
As mini suculentas são opções ideais para pequenos espaços ou apartamentos. (Foto: Reprodução/iStock)

Cuidados necessários:

Embora a maioria das pessoas saiba que esse tipo de planta não requer muitos cuidados específicos (como a rega diária, por exemplo), alguns pontos devem ser observados para garantir o melhor crescimento da suculenta.
Abaixo você confere alguns pontos de atenção para serem observados em cada espécie:

infográfico plantio-regas-sol-suculentas

1) Plantio (solo e adubação)

Atente-se ao local de plantio (vaso, chão ou suspenso), o tipo de solo e a necessidade de adubação – com determinados fertilizantes. Esses devem ser verificados caso a caso. Essa etapa garantirá uma base ideal para o crescimento e desenvolvimento da planta.

2) Rega

Imprescindível para qualquer espécie, a rega das suculentas é – normalmente – mais espaçada, mas sempre realizada em uma determinada frequência. Verifique o espaçamento de tempo e a quantidade de água indicada para cada espécie. Atente-se também ao método de rega ideal para cada tipo de planta e estação do ano.

3) Exposição ao Sol

Naturalmente, as suculentas são plantas de regiões quentes, por isso, a exposição ao sol se faz necessária. Verifique a espécie escolhida e a respectiva indicação de exposição ao sol. E lembre-se, há espécies que preferem luz indireta ou poucas horas de exposição ao sol.

Manejo das plantas:

Outro ponto importante está relacionado ainda ao plantio, ou replantio da suculenta/cacto – etapa necessária quando ela já cresceu e necessita de um espaço maior para se desenvolver.

Por serem mais delicadas, é preciso realizar a transferência da muda (ou da planta em si) com cuidado, para que não ocorra quebra de folhas ou das raízes.

Nesta etapa, comporte as plantas em vasos – ou em espaços no solo – de proporções adequadas. Cachepôs são ótimos recipiente, pois além de comportarem bem as suculentas, agregam à decoração.

Para finalizar, utilize pedriscos e outros materiais para cobertura, como toque final. Em caso de jardins, há também a opção de utilizar argila expandida, que ajuda a manter a umidade e a compactação do solo.

Outro manejo necessário é a poda inteligente. Realize a retirada de folhas secas ou amareladas, a fim de não prejudicar crescimento da sua planta.

Em uma sala, um homem branco está de pé de frente para uma mesa. Ele está realizando o plantio de um cacto. À sua volta há outros vasos de plantas.
A utilização de cachepôs possibilita a distribuição de suculentas em janelas e muretas. (Foto: Reprodução/iStock)
Com essas dicas você manterá um ambiente ideal para suas plantas, garantindo suculentas viçosas para complementar a decoração da sua casa! Aproveite para conferir outras dicas para criar ótimas combinações em seu jardim!

Em seu jardim, conte com a CINEXPAN!

A CINEXPAN é uma empresa com mais de 20 anos de experiência na fabricação de argila expandida. A empresa está localizada a 50 Km de São Paulo, na cidade de Várzea Paulista (SP), fabrica e distribui seus produtos para todas as regiões do país.

Ficou interessado em conhecer as opções de argila expandida e quer usá-las em seu jardim? Entre em contato com a CINEXPAN e saiba mais. Fale conosco!