blog-post-tipos-adubos

Tipos de adubo: entenda para que serve cada um e por que usar

Descubra a diferença entre os tipos de adubo e saiba escolher o melhor para as suas plantas. Além disso, aprenda como fazer adubo orgânico caseiro!

Sem dúvida, entender quais são os tipos de adubo vai melhorar suas habilidades de jardinagem. Afinal, as plantas produzem a energia necessária para sua sobrevivência por meio da fotossíntese. Para este processo, precisam de luz solar, água e dióxido de carbono. Além disso, usam oxigênio para a respiração. Mas são os nutrientes do solo que permitem o seu crescimento saudável.

Em seguida, você descobre quais são os elementos essenciais para esse bom desenvolvimento. Ainda mais, veja como garantir que a terra tenha qualidade. Enfim, entenda como a argila expandida da Cinexpan pode ajudar na absorção dos nutrientes pela planta. Confira!

Para que serve o adubo?

As plantas precisam de nutrientes a fim de crescerem saudáveis. Essas substâncias são absorvidas da terra por meio de suas raízes. A menos que essas substâncias sejam repostas, a qualidade do solo vai diminuindo com o tempo.

Na natureza, os vegetais fazem parte de um sistema complexo. Nele, a terra é constantemente renovada por causa de decomposição de matéria orgânica. No entanto, em vasos e jardins, isso não acontece. Então, é aí que os adubos ou fertilizantes entram. Eles garantem a oferta de:

  • Nutrientes básicos: nitrogênio (N), fósforo (P) e potássio (K) são os principais elementos utilizados pelas plantas;
  • Nutrientes suplementares: cálcio, enxofre e magnésio podem ser administrados em quantidades moderadas;
  • Micronutrientes: boro, cloro, cobre, ferro, molibdênio e zinco também são necessários, mas em proporções bem menores.

Quais são os tipos de adubo para plantas?

Em resumo, os fertilizantes podem ser divididos em três categorias: orgânico, mineral e organomineral. Saiba mais!

  • Aproveite para conferir tudo sobre selva urbana, com 5 dicas para cultivar plantas dentro de casa.

Orgânico

post-tipo-adubo-01

Feitos de ingredientes naturais, os fertilizantes orgânicos são perfeitos para quem prefere que as coisas aconteçam em seu próprio tempo. Afinal, esses tipos de adubo liberam os nutrientes na terra de forma lenta e gradual por meio da decomposição de um material. Assim sendo, precisam ser administrados em quantidades maiores.

Os adubos orgânicos podem ser de origem vegetal, como é o caso de folhas secas e do chorume resultante da compostagem. Além disso, também é possível que a fonte seja animal. Por exemplo, os mais comuns são o esterco, a farinha de ossos e o húmus de minhoca. Entenda as diferenças!

  • Folhas secas: as folhas, cascas de árvore ou resíduos de madeira são colocados na superfície da terra. O material se decompõe e, assim, nutre as plantas;
  • Chorume: na composteira, a ação de micro-organismos, com a ajuda de minhocas, transforma restos de vegetais em adubo;
  • Esterco: seu uso é mais comum nas fazendas. Mas você pode aproveitar seus benefícios para hortas e jardins. Basta procurar pelo fertilizante em lojas especializadas em produtos para jardinagem;
  • Farinha de ossos: é uma boa fonte de fósforo e cálcio, além de ajudar a regular o pH da terra;
  • Húmus de minhoca: úmido, escuro e consistente, é um dos melhores adubos orgânicos que existem.

Você também pode aprender como fazer adubo orgânico caseiro: coloque no liquidificador borra de café, casca de banana, casca de ovo em proporções iguais. Então, junte água suficiente para bater.

Esses ingredientes são ricos em nitrogênio, potássio e cálcio, respectivamente. Ou seja, garantem os nutrientes básicos para a sua planta. Depois que obter uma mistura homogênea, coloque no solo e regue bem.

Mineral

post-tipo-adubo-02

Também chamado de fertilizante inorgânico, o adubo mineral é feito de compostos químicos que contêm os nutrientes essenciais para as plantas. Desse modo, é a escolha certa para quem procura aumentar a qualidade do solo com rapidez.

Eles podem ser encontrados em várias formas. Descubra qual é a melhor para você!

  • Líquido: é o mais prático, pois já vem pronto para o uso. Sua aplicação é simples e bem parecida com uma rega comum;
  • Concentrado: também é líquido, mas como o próprio nome diz, possui uma concentração maior. Siga as instruções da embalagem a fim de diluir de forma adequada;
  • Em pó: precisam ser diluídos em água a fim de garantir sua eficácia. Também é possível espalhar o pó no solo e, em seguida, regar bem;
  • Granulado: são parecidos com os tipos de adubo em pó. No entanto, precisam ser misturados ao solo de forma homogênea com o auxílio de uma pá. Sua ação se dá aos poucos, conforme você for regando as plantas;
  • Pastilha: se parece com um comprimido e precisa ser enterrada. Também se dissolve aos poucos, de acordo com as regas.

Além disso, é necessário escolher o adubo que contenha os componentes de que a sua planta realmente precisa. Afinal, cada espécie tem suas próprias necessidades. Na dúvida, consulte um jardineiro experiente.

Organomineral

post-tipo-adubo-03
Por fim, esses tipos de adubo são uma combinação de substâncias minerais com matéria orgânica de origem animal ou vegetal. Desse modo, os minerais disponibilizarão nutrição rápida para as plantas. Os elementos orgânicos, por outro lado, serão responsáveis por enriquecer o solo ao longo do tempo.

Adubo + argila expandida = plantas saudáveis!

Indica-se que não só os fertilizantes minerais, como também os adubos orgânicos sejam diluídos em água antes de colocados na terra. Se decidir colocá-los direto no solo, o ideal é fazer a rega abundante logo em seguida.

Então, com o propósito de espalhar os nutrientes e a água por igual, o melhor é preparar os seus vasos com argila expandida Cinexpan. Além de manter a homogeneidade da terra, o agregado leve ainda melhora o substrato e ajuda no enraizamento das plantas.

Conheça nossa grande variedade de produtos e solicite um orçamento!