blog-post-plantas-jardim-pequeno

Plantas para jardim pequeno: as variedades ideais e como cuidar

Quem tem um espaço reduzido para jardinagem precisa escolher espécies que não cresçam muito. Veja, a seguir, quais são as melhores plantas para jardim pequeno!

Metragem reduzida não é desculpa para deixar o paisagismo de lado. Escolhendo as melhores plantas para jardim pequeno, é possível criar um cantinho verde e trazer a natureza para o seu lar! O segredo é buscar espécies que não cresçam muito. Ao mesmo tempo, é necessário realizar podas e adubação adequadas.

A fim de te ajudar a encontrar as variedades perfeitas para o seu espaço, a Cinexpan preparou um guia completo. Em seguida, você confere arbustos, folhagens, flores, trepadeiras e até árvores de pequeno porte, bem como dicas de cuidados. Saiba mais!

Como fazer um jardim pequeno?

Antes de mais nada, é necessário escolher o local onde o seu cantinho verde vai ficar. Depois que fizer isso, analise as condições do espaço. Ele recebe incidência solar direta? Recebe muito vento? É um lugar úmido? Só após responder essas perguntas você pode encontrar as espécies que se adaptarão melhor ali.

O próximo passo é definir um estilo para o seu jardim e decorá-lo de acordo com o tema. Só para ilustrar, é possível optar por um paisagismo tropical – com bromélias e orquídeas –, desértico – com pedras e cactos – ou até oriental – com bambu e fontes de água.

Outra boa dica é buscar a harmonia por meio de contrastes. Faça, por exemplo, combinações com plantas de texturas diferentes ou crie camadas com vegetação de diversas alturas. Una variedades que dão flores coloridas com folhagens verdes e misture arbustos rasteiros com árvores mais altas.

Você pode, aliás, optar por plantas para vaso. Assim, pode alterar a posição de tempos em tempos e criar um jardim completamente novo sempre que desejar!

Quais são as melhores plantas para jardim pequeno?

Um fator que deve ser levado em consideração é o tempo que você terá disponível para se dedicar à jardinagem. Se acaso a sua rotina for muito corrida, prefira plantas de fácil manutenção, como as suculentas e os cactos. Por outro lado, se você quer usar mais horas com o cuidado da vegetação, pode até se aventurar com flores e pequenas árvores frutíferas.

Por causa de sua metragem reduzida, os jardins pequenos exigem espécies que crescem pouco. Desse modo, você garante que o ambiente ficará harmonioso e que a estrutura do local não será comprometida pelas raízes das plantas. Veja, em seguida, algumas opções ideais para esse tipo de local.

Arbustos e folhagens

Espécies como buxinho, evonimo, jade, piteira, cica, dasilírio, babosa, agave, agave dragão e dracena-de-madagascar, que gostam de luz solar direta, deixam qualquer jardim pequeno mais bonito. Para locais sombreados, no entanto, aposte em renda portuguesa, cróton, cheflera, espada-de-são-jorge, pacová, maranta, pleomele, bambu-mossô, peperômia, ciclanto, costela-de-adão e zamioculca.

Árvores

Sim, até as árvores estão liberadas para os jardins pequenos! Só que dê preferência para as de porte menor – como acerola, amoreira, jabuticabeira, ipê, manacá-da-serra, cerejeira japonesa, jasmim-manga, dama-da-noite, magnólia, quaresmeira e escova-de-garrafa – e não se esqueça de fazer as podas com frequência.

Flores

Quem não quer ter um jardim florido, não é mesmo? Entre as melhores opções para espaços reduzidos, podemos citar antúrio, lírio-da-paz, violeta, astromélia, maria-sem-vergonha, hemerocale, lavanda, azaleia, begônia e lantana.

Trepadeiras

Seu jardim pode não ser muito comprido nem muito largo. Mas ele é alto e conta com uma parede ou uma cerca? Se a resposta for positiva, aproveite o espaço ao máximo apostando nas trepadeiras. Variedades como alamanda, viuvinha, bougainville, lágrima-de-cristo, unha-de-gato e hera são uma ótima escolha.

Como cuidar de plantas para jardim pequeno?

Não é porque o espaço é reduzido que a manutenção deixa de ser necessária. As podas, por exemplo, devem ser feitas regularmente e são essenciais para manter as plantas para jardim pequeno bonitas e saudáveis.

O ideal é contratar um profissional capacitado para realizar as podas sempre que for preciso, ao menos uma vez ao ano. Mas, no dia a dia, você mesmo pode retirar galhos secos, folhas amareladas e queimadas.

Outro cuidado importante é a adubação, visto que, em um jardim pequeno, a quantidade de terra é limitada. Por isso, a oferta de nutrientes também acaba sendo menor. Cada espécie tem suas necessidades específicas, mas, de maneira geral, a maioria pode ser adubada com a fórmula NPK, na dosagem 10-10-10.

Além disso, é preciso regar as plantas para jardim pequeno sempre que o solo estiver seco. E criar uma camada de argila expandida no paisagismo é ideal para quem quer diminuir o tempo entre uma rega e outra. Isso porque o agregado tem a capacidade de manter a umidade adequada da terra.

O material permite ainda que a drenagem ocorra de maneira eficiente e homogênea. Como resultado, são criadas condições ideais para o desenvolvimento por completo da vegetação. Entre em contato com a Cinexpan para conhecer nossos produtos, aplicações e solicitar o seu orçamento sem compromisso!

Fotos

Argila expandida aplicada em jardins pequenos. Confira:


foto 1

foto 1

foto 1