blog-post-planta-ideal-cada-comodo

Escolha a planta ideal para cada cômodo da sua casa

Você sabe quais espécies se dão bem na sala, na cozinha, no quarto e até no banheiro? Confira as dicas da Cinexpan e aposte na planta ideal para cada cômodo!

Muitas pessoas acreditam que a jardinagem é uma atividade exclusiva para quem mora em casas com quintais grandes. No entanto, se você vive em um imóvel com pouca ou nenhuma área externa – como é o caso da maioria dos apartamentos –, é possível criar um cantinho verde em ambientes internos. Como resultado, você traz a natureza para dentro do seu lar!

Para que a sua selva urbana seja bem sucedida, porém, é essencial tomar alguns cuidados. E o mais importante deles é, com toda a certeza, conhecer a planta ideal para cada cômodo. Em seguida, veja o guia que a Cinexpan montou para você e comece a cultivar o seu jardim!

  • Aproveite e leia também nosso especial de plantas para vaso, com 16 espécies e sugestões de cuidados

Plantas para a sala

post-planta-ideal-01

Sem dúvida, a sala é o ambiente que permite mais possibilidades de composições com as plantas. Por isso, a melhor ideia é escolher as espécies que vão decorar o espaço com base nas condições disponíveis.

Se o local é muito iluminado, por exemplo, opte por agave, alpínia, bulbine, clúsia, crássula, dasilírio, dracena, espadinha, evonimo, fícus, giesta, iúca, jade, pata-de-elefante ou rosa-de-pedra.

Por outro lado, se não há muitas janelas grandes no cômodo, prefira plantas para meia-sombra. Antúrio, calatheas, camedórea-elegante, cheflera, clívia, cróton, filodendro, jiboia, marantas, pacová, pleomele, samambaia e zamioculca são ótimas opções.

Por fim, caso você não passe muito tempo em casa, escolha variedades resistentes e de baixa manutenção. É o caso da aglaonema, da aspidistra, dos cactos, do capim-do-texas, do clorofito, da palmeira-ráfia e das suculentas.

Variedades perfeitas para a cozinha

post-planta-ideal-03

Já imaginou ter temperos frescos sempre à mão na hora de cozinhar? Alecrim, cebolinha, coentro, erva-doce, hortelã, manjericão, menta, orégano, pimenta, salsa e tomilho são boas escolhas para cultivar em vasos ou floreiras nesse cômodo. Use suas ervas preferidas!

Só é importante fazer a rega com frequência, sempre que a terra estiver seca. Certifique-se também de que as plantinhas fiquem em um local onde recebam sol direto durante pelo menos algumas horas do dia.

Caso o espaço seja reduzido, invista nas hortas verticais. Existem várias opções disponíveis nas lojas de jardinagem e de material de construção. Mas você também pode montar a sua parafusando suportes para vasinhos na parede.

Plantas para o quarto

post-planta-ideal-02

Neste cômodo, prefira as espécies vegetais que ajudam a purificar o ar. Assim, você pode aproveitar um ar livre de toxinas e rico em oxigênio durante a noite. Algumas opções são a babosa, o clorofito, a espada-de-são-jorge, a fícus-elástica, a figueira-benjamim, o filodendro, a hera e o lírio-da-paz.

Outra possibilidade é utilizar plantas com propriedades relaxantes, para garantir uma boa noite de sono. Só para exemplificar, você pode colocar no ambiente vasos de alfazema, alecrim, capim-cidreira, cíclame, citronela, gardênia e lavanda. Essas variedades, no entanto, precisam ser posicionadas em espaços com uma boa incidência solar.

Espécies que vão bem no banheiro

post-planta-ideal-04

Uma vez que é um ambiente com muita umidade e pouca incidência solar, o banheiro exige plantas que se adaptem bem a essas condições. Assim sendo, aposte em aloe vera (babosa), avenca, banana-de-macaco, bromélia, caládio, comigo-ninguém-pode, dinheiro-em-penca, evergreen chinês, kalanchoe, orquídea, peperômia, samambaia, suculentas, tillandsia e violeta.

Fale com a Cinexpan!

Agora que você já conhece a planta ideal para cada cômodo, já pode começar o seu jardim em casa! Não deixe de conferir nosso passo a passo de como preparar vaso para plantio. Você só vai precisar de uma muda, um vaso, terra ou outro substrato, manta bidim e argila expandida.

Esse último é um agregado leve essencial para manter a boa drenagem do solo e assegurar um ótimo desenvolvimento da planta. Entre em contato com a Cinexpan hoje mesmo para garantir a sua argila expandida da mais alta qualidade!