blog-telhado-verde

Telhado verde com argila expandida: o que é e como fazer a manutenção

Cobrir uma edificação com uma camada vegetal é uma ótima maneira de garantir conforto térmico para os ambientes internos

Você sabia que a origem dos telhados verdes remonta a milhares de anos atrás? Os Jardins Suspensos da Babilônia, considerados uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo, foram construídos no século VI a.C. sobre arcos feitos de tijolos e impermeabilizados com betume e chumbo.

Entretanto, foi nos últimos anos, ao passo que a sustentabilidade ganhou grande peso na construção civil, que acrescentar uma cobertura vegetal aos prédios se tornou uma tendência. Isso aconteceu, principalmente, porque a técnica traz inúmeros benefícios, como conforto térmico, apelo estético e ainda melhora da qualidade do ar. Continue lendo e veja tudo sobre telhado verde com argila expandida.

O que é telhado verde?

O telhado verde, também conhecido como ecotelhado, é um sistema construtivo em que a laje de uma edificação é impermeabilizada e, então, recebe substrato e uma camada de grama, plantas ou flores. O resultado final tem efeito decorativo, mas os benefícios dessa cobertura vegetal vão muito além da estética e incluem:

  • Conforto térmico, porque o teto verde bloqueia a incidência direta dos raios solares. A temperatura da superfície reduz até 15°C e o interior pode ficar cerca de 5°C mais fresco;
  • Por consequência, melhor eficiência energética, visto que há diminuição da necessidade de uso de ventilador e ar condicionado;
  • Conforto acústico, pois abafa a poluição sonora do exterior;
  • Transformação de espaços que antes ficavam esquecidos em belos jardins, resultando em bem-estar para os moradores e/ou trabalhadores do imóvel;
  • Melhoria da umidade e da qualidade do ar;
  • Controle de poeira e redução da poluição;
  • Prevenção das ilhas de calor, que se formam em locais com pouca vegetação;
  • Criação de habitats para pequenos animais, como insetos e pássaros, ampliando a biodiversidade local.

Como é realizada a manutenção de um telhado verde?

Em síntese, os cuidados com um telhado verde são os mesmos que devem ser tomados em um jardim comum, com podas e adubação constantes. A diferença é que as regas devem ser feitas com a menor frequência possível, para não comprometer a drenagem. Além disso, é essencial manter áreas como ralos e calhas desobstruídos, livres de raízes de plantas e folhas secas. Assim, os riscos de infiltração diminuem.

Por que fazer telhado verde com argila expandida?

A argila expandida é um agregado leve produzido a partir da queima da argila em fornos rotativos, que chegam a temperaturas de 1200°C. Desse modo, o produto final são bolinhas cerâmicas com uma casca resistente e um interior poroso.

Por causa de sua leveza, o material é ótimo para a utilização em ecotelhados, uma vez que não adiciona peso extra à laje. Sua porosidade permite ainda uma boa drenagem do excesso de água no solo, mantendo a umidade da terra mais homogênea para as plantas.

Entre as vantagens do uso desse agregado estão também a ajuda que oferece para o enraizamento da vegetação, bem como a alta absorção da água da chuva, o que resulta no controle do escoamento – que acontece aos poucos, prevenindo alagamentos.

Como fazer telhado verde?

Para que a instalação do telhado verde com argila expandida seja bem-sucedida, recomenda-se cobrir a laje acabada, que deve ter pelo menos 10 cm, com 0,5 cm de impermeabilizante. Em seguida, acrescenta-se uma camada de 10 a 30 cm de argila expandida coberta com 0,5 cm de manta bidim. Por fim, deve haver a adição de 10 cm de terra e o espaço está pronto para receber a vegetação escolhida.

Na Cinexpan, você encontra argila expandida nas granulometrias 3222 e 2215, ideais para a composição de telhado verde. Para uma camada de 15 cm do substrato, são necessários 3 sacos de 50 litros do agregado para cada m². Clique aqui e entre em contato para solicitar o seu orçamento!