blog-post-hidroponia

Argila expandida para hidroponia: entenda todos os benefícios

Argila expandida para hidroponia: entenda todos os benefícios

Leveza, porosidade e pH neutro são algumas das características do agregado que trazem vantagens para esse sistema de cultivo. Confira!

Por causa de sua versatilidade, a argila expandida é um dos meios de cultivo mais populares entre os adeptos da hidroponia. O substrato é vantajoso tanto para pequenos produtores quanto para grandes, porque é leve, facilita o plantio e a colheita e pode ser utilizado na maioria dos tipos de sistema hidropônico. Saiba mais sobre o uso da argila expandida para hidroponia!

O que é hidroponia?

Um sistema hidropônico consiste em cultivar vegetais em uma solução aquosa com alto teor de nutrientes, ou seja, as plantas crescem na água, onde o agricultor dissolve todos os itens necessários para o seu desenvolvimento.

Apesar de o investimento inicial ser mais alto do que aquele feito na agricultura tradicional – uma vez que requer o uso de canais de irrigação, reservatórios e uma bomba para manter o líquido nutritivo circulando – a hidroponia apresenta diversas vantagens, entre elas:

  • As plantas crescem mais rápido do que no solo, visto que todos os nutrientes de que necessitam são facilmente adquiridos na água;
  • O ambiente é estéril, então, a necessidade de utilizar defensivos agrícolas é menor;
  • O espaço empregado para cultivo é significativamente menor do que o da agricultura tradicional e é possível plantar em qualquer lugar;
  • A hidroponia utiliza até 20% menos água do que o plantio em solo. Isso acontece porque o sistema é fechado, o que diminui a evapotranspiração;
  • Trata-se de uma alternativa sustentável, já que evita o uso indiscriminado do solo.

Contudo, esses benefícios dependem da instalação e da manutenção corretas do sistema. Tanto o pH quanto o nível de nutrientes da água precisam ser checados com frequência para que as plantas se desenvolvam de maneira saudável e consistente.

Quais são os benefícios da argila expandida para hidroponia?

A hidroponia dispensa o uso de solo, e é aí que entra a argila expandida: ela serve como meio de sustentação para as raízes das plantas. É possível utilizar substratos como perlita, vermiculita ou lã de rocha, mas o material cerâmico tem como grande vantagem a sua leveza. Por consequência, torna o transporte mais fácil, permite o plantio mais rápido (bem a colheita) e não acrescenta muito peso ao sistema hidropônico.

Além disso, devido a seu formato arredondado, há mais espaço entre uma célula (uma planta) e outra. Dessa maneira, a solução nutritiva pode fluir melhor, mesmo que pequenas algas ou outras impurezas fiquem presas entre as bolinhas de cerâmica. O sistema hidropônico que conta com argila expandida apresenta boa drenagem e raramente entope.

A porosidade desse material é mais uma vantagem, visto que oferece maior aeração e permite que as raízes das plantas fiquem oxigenadas o tempo todo. O agregado também oferece um ambiente neutro para o plantio e não interfere no pH da água.

Por fim, a argila expandida é uma opção ecológica, pois é composta de material natural e, como é volumosa, não precisa ser utilizada em grandes quantidades, evitando desperdício. Sua casca rígida permite boa vida útil e reuso.

Acima de tudo, é importante escolher um produto de boa qualidade a fim de obter os melhores resultados com a argila expandida para hidroponia. A Cinexpan conta com equipamentos de alta tecnologia com o propósito de suprir o mercado com um material de ótimo custo-benefício. Faça hoje mesmo glifo o seu orçamento!