blog-post-vaso-para-plantio

Aprenda como preparar vaso para plantio

Você sabe como montar as camadas de substrato de um vaso a fim de ter plantas bonitas e saudáveis? Confira nossas dicas!

Não importa se você é um jardineiro experiente ou se ainda está iniciando na arte do cuidado de plantas: a argila expandida precisa estar na sua lista de compras junto com os outros itens utilizados para plantio e replantio.

Isso porque o agregado possui um núcleo alveolar, ou seja, cheio de poros, que ajudam a garantir uma distribuição regular e homogênea de nutrientes, oxigênio e água para as raízes.

Mas você sabe como preparar um vaso para plantio usando argila expandida glifo? A seguir, você descobre todos os segredos para manter sua vegetação cheia de saúde e beleza o ano todo!

Passo a passo

Antes de tudo, é necessário escolher o vaso correto: ele precisa ter um orifício para drenagem e ser grande o suficiente para permitir que as raízes da planta cresçam.

Assim, comece colocando uma camada de argila expandida no fundo do seu vaso. Em segundo lugar, posicione uma manta de bidim sobre o agregado. É ela que vai impedir que a terra escorra para o fundo do vaso.

O próximo passo é colocar um pouco de terra (ou outro substrato) de sua preferência. Então, posicione a planta no centro do vaso e acrescente mais terra, até cobrir as raízes.

Por fim, finalize com mais uma camada de argila expandida. Regue em abundância no primeiro dia e, depois, mantenha a frequência de regas recomendada para cada planta.

Vantagens de usar argila expandida no vaso para plantio

Muito utilizada na jardinagem e no paisagismo glifo, a argila expandida pode compor tanto canteiros quanto vasos. Listamos, a seguir, alguns dos benefícios do seu uso.

  • Por causa de sua porosidade, o agregado absorve umidade e possibilita uma drenagem eficaz da água das raízes da planta;
  • Do mesmo modo, mantém o solo úmido de forma uniforme;
  • Além disso, o material também retém nutrientes indispensáveis ao bom desenvolvimento das plantas;
  • Tanto os alvéolos do interior da argila expandida quanto o espaço que fica entre uma bolinha e outra no vaso permitem que o ar circule, o que garante uma boa oxigenação da raiz;
  • Possui ótimo custo-benefício, uma vez que tem alta durabilidade e pode ser lavada e reutilizada;
  • É leve, então, não compacta o substrato nem as raízes das plantas;
  • Apresenta pH neutro e não atrai insetos;
  • Alivia o peso do vaso, facilitando sua mobilidade.

Agora que você aprendeu o passo a passo para preparar um vaso para o plantio e conhece as vantagens do uso da argila expandida, é hora de colocar a mão na massa. Clique aqui glifo para entrar em contato com a Cinexpan e realizar seu orçamento!