blog-post-vantagens-construcao-civil-02

Quais são as vantagens da argila expandida na construção civil?

Por causa de sua leveza, sua porosidade e seu poder de isolamento térmico e acústico, o agregado é muito utilizado nas obras. Confira!

Você sabia que a argila expandida pode ser utilizada como material de construção? Seja para encher vazios, nivelar pisos, realizar geotecnia, cobrir lajes ou compor telhados verdes, esse agregado apresenta inúmeras vantagens.

Continue lendo e descubra tudo que você precisa saber sobre o uso de argila expandida na construção civil.

Enchimento leve e nivelamento de pisos

A argila expandida pode ser combinada a uma nata de cimento e utilizada como enchimento leve, tanto para nivelar pisos glifo, quanto a fim de compor fundações glifo. Desse modo, é possível garantir maior isolamento térmico, acústico e resistência mecânica para o piso.

Ainda mais, o material é econômico: em construções de edifícios de múltiplos andares, a utilização do concreto leve acarreta em uma redução de 30% no custo da fundação, Quando feita a comparação com estruturas em concreto com massa especifica comum.

Lajes e telhados verdes

A grande vantagem de cobrir lajes com argila expandida é usufruir de seu alto poder de isolamento térmico: a cobertura deixa o interior da edificação até 5ºC mais fresco. Dessa maneira, é possível diminuir ou eliminar o uso de ar condicionado e, assim, economizar energia.

Para essa finalidade glifo, o material pode ser usado solto ou com uma nata de cimento. Deve ser utilizada uma camada mínima de 10 cm do agregado e a espessura ideal para obter o melhor resultado é de 20cm.

Outro dos benefícios da argila expandida na construção civil é prevenir infiltrações. Isso acontece porque, visto que a laje fica exposta ao sol direto, acaba dilatando e retraindo, ocasionando fissuras. Com o uso do agregado cerâmico, a laje fica termicamente isolada e, portanto, mais protegida.

Ademais, ao ser utilizado como substrato em telhados verdes glifo, o material estabiliza a umidade da terra, ajuda no enraizamento das plantas da cobertura vegetal e drena o excesso de água do solo.

Geotecnia

Quando o solo apresenta baixa resistência mecânica, é realizada a sua troca, ou seja, a geotecnia ambiental glifo. Dessa forma, é possível aliviar também as cargas de estruturas subterrâneas e facilitar os drenos em encostas.

A argila expandida é o material perfeito para uso em galerias pluviais, bem como em áreas de escape de veículos , uma vez que é resistente, possui ótima capacidade de drenagem, fácil compactação e boa estabilidade dimensional.

Além disso, sua baixa densidade não sobrecarrega as estruturas e, como é um material natural e que não se deteriora com o tempo, mantém-se inerte e estável.

Conclusão sobre a argila expandida na construção civil

Por ser leve, porém resistente, permitir bom isolamento térmico e drenagem, o agregado cerâmico é uma ótima alternativa para os materiais de construção convencionais.

Agora que você já conhece todos os benefícios da argila expandida na construção civil, que tal fazer um orçamento do material para a sua obra? Clique aqui glifo e fale conosco!