blog-post-uso-argila-nivelamento-de-piso

Como utilizar cimento e Argila Expandida CINEXPAN para laje e nivelamento de piso

O agregado traz inúmeros benefícios quando utilizado na construção civil. Conheça a maneira ideal de misturá-lo com concreto

Uma das grandes vantagens de utilizar Argila Expandida CINEXPAN na construção civil é a leveza desse material de construção. Além disso, quando misturado com uma nata de cimento, o agregado oferece bom isolamento térmico e acústico, bem como uma maior resistência mecânica.

Entretanto, é necessário combinar uma espessura mínima desse material com a quantidade certa de cimento e água, a fim de garantir um bom resultado final. Continue lendo e saiba como calcular cimento e Argila Expandida CINEXPAN para laje e nivelamento de piso!

Argila Expandida CINEXPAN para laje e fundação

A Argila Expandida CINEXPAN pode ser empregada para formar um concreto leve, resultando em lajes mais finas e que não sobrecarregam a estrutura. Essa solução é muito vantajosa!

Outro ponto positivo é que o material possibilita um bom conforto térmico na cobertura, além de ótimo isolamento acústico entre um pavimento e outro. Ainda mais, misturar o agregado cerâmico com uma nata de cimento permite a redução das despesas com a fundação: quando comparamos aos custos de uma laje maciça feita com massa convencional, há uma economia de até 30%.

Argila Expandida CINEXPAN para nivelamento de piso

O enchimento leve rígido glifo também pode ser utilizado para nivelar pisos de obras comerciais e residenciais. Entre seus benefícios, podemos citar sua baixa densidade, ótima resistência e durabilidade, maior aderência e boa compatibilidade com os materiais de construção.

Essa mistura das bolinhas de cerâmica com cimento ainda apresenta secagem rápida e otimiza o tempo na obra, uma vez que agiliza a realização das camadas superiores de contrapiso e de piso acabado.

Como calcular a quantidade?

O traço principal sugerido para enchimento leve rígido tem resistência de 3,5 MPa e densidade de 650 kg/m3. Para a massa, é necessário misturar, na betoneira, 3 sacos de Argila Expandida CINEXPAN de 50 litros cada, ½ lata de 18 litros de água e 1 lata de 18 litros de cimento. A água deve ser ajustada após a adição do cimento.

Assim sendo, para cada m3, serão utilizados 20 sacos do agregado, 3 sacos ou 150kg de cimento e entre 60 e 80 litros de água. Assistindo este vídeo, você confere o passo a passo do preparo da mistura.

A fim de nivelar pisos de até 7 cm de altura, a granulometria indicada do agregado é de 0500 glifo ou 1506 glifo. Já para enchimentos de vazios com mais de 7 cm, os tipos 2215 glifo e 3222 glifo são os mais recomendados.

Clique aqui glifo para tirar suas dúvidas sobre as variedades de argila expandida produzidas pela CINEXPAN e solicitar o seu orçamento!