blog-post-aquaponia

Conheça os benefícios da argila expandida para aquaponia

Você sabia que o agregado é ideal para esse sistema que une a hidroponia à piscicultura intensiva? Descubra os detalhes!

A argila expandida é um agregado cerâmico muito utilizado como substrato tanto em sistemas hidropônicos quanto aquapônicos. A saber, esse material é leve, melhora a aeração da água, facilita o plantio e a colheita e, por isso, é um dos favoritos dos pequenos produtores.

Leia, a seguir, tudo sobre os benefícios da argila expandida para aquaponia.

O que é aquaponia?

Em síntese, a aquaponia é uma forma de produção de alimentos que une a hidroponia à piscicultura intensiva. Trata-se de um ambiente simbiótico, ou seja, em que a criação de peixes e o cultivo de plantas é integrado e ambas se favorecem mutuamente.

Em um sistema aquapônico, os dejetos dos peixes, ricos em amônia tóxica, são transformados em nitrito e depois em nitrato pelas bactérias. Esse nutriente, por consequência, é absorvido pelas raízes das plantas, filtrando a água e deixando-a limpa novamente para os peixes.

Entre as vantagens da aquaponia, estão:

  • Melhor aproveitamento de espaço, já que as duas atividades são desempenhadas no mesmo local;
  • Sustentabilidade, visto que a água não precisa ser trocada como na piscicultura comum. Só é necessário repor o que é perdido por evaporação;
  • Dispensa o uso de fertilizantes químicos e defensivos agrícolas, pois as plantas já estão hidratadas e nutridas e se desenvolvem bem sem o seu uso.

Benefícios da argila expandida para aquaponia

Na aquaponia, tanto a filtragem quanto a manutenção das plantas são possíveis por causa da recirculação de água. Uma bomba leva a água com nutrientes do tanque de peixes até o local onde estão as raízes das plantas cultivadas. Depois de filtrada, a água limpa escorre e volta para o tanque.

A argila expandida, então, serve como substrato e é utilizada para montar a cama de cultivo desse sistema aquapônico.

Um dos benefícios da argila expandida para aquaponia é o seu formato esférico, o qual permite a criação de mais espaço de uma bolinha para a outra e favorece a circulação de ar entre as raízes.

A alta porosidade do agregado também auxilia no desenvolvimento das colônias de bactérias, que são essenciais para esse tipo de produção de alimentos. Ademais, o material apresenta pH neutro e não interfere com a acidez da água.

Argila expandida x pedra brita

Esses dois substratos funcionam bem em um sistema de aquaponia. Entretanto, a pedra brita é quase 3 vezes mais pesada do que a argila expandida. Dessa maneira, usar a pedra na cama de cultivo exige uma estrutura de sustentação mais elaborada e, portanto, mais cara.

Além disso, enquanto a argila expandida glifo apresenta pH neutro, a brita deixa a água alcalina. Apesar de esse poder alcalinizante diminuir com o tempo, no início do cultivo ele irá influenciar no pH do seu tanque.

Está procurando argila expandida de qualidade para montar o seu sistema de aquaponia? A Cinexpan tem o produto de que você precisa! Fale conosco glifo e solicite um orçamento!