blog-post-mosquito-da-dengue-02

Saiba como prevenir a dengue com argila expandida

Conheça as características do Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue, e acabe com seus criadouros!

Todos os anos, na época das chuvas, o número de pessoas infectadas pela dengue no Brasil aumenta. Entre 29 de dezembro de 2019 e 1º de fevereiro de 2020, por exemplo, o Ministério da Saúde glifo contabilizou mais de 90 mil casos prováveis da doença.

Esse crescimento acontece por causa de acúmulo de água em quintais, telhados e terrenos baldios, já que o mosquito transmissor, o Aedes aegypti, utiliza esses locais para colocar seus ovos e se reproduzir. Por consequência, é essencial tomar medidas para acabar com os criadouros do inseto e, dessa maneira, diminuir a proliferação da dengue.

E você sabia que a argila expandida pode ser uma grande aliada no controle do Aedes aegypti? O material pode ser usado em vasos de plantas, ralos, canaletas e até telhados com a finalidade de impermeabilização, evitando a formação de poças. Continue lendo e saiba mais!

Como prevenir a dengue?

A dengue é uma doença grave causada por um arbovírus, isto é, um tipo de vírus que é transmitido pela picada de um mosquito. Alguns dos sintomas apresentados pelos pacientes são febre alta – de mais de 38,5ºC –, mal estar, dores de cabeça e musculares fortes, desconforto ao movimentar os olhos, falta de apetite e manchas vermelhas no corpo.

O vetor da dengue é o Aedes aegypti, cuja fêmea precisa de sangue para a produção de ovos. Após a fecundação, ela alimenta-se de sangue humano e, se picar uma pessoa infectada, pode passar o vírus para as próximas pessoas que receberem a picada.

Depois de 3 dias de hematofagia, a maturação está pronta e, em seguida, os ovos são postos sobre água relativamente parada e limpa e ali ficam até eclodirem. Ali, passam pela fase de larva, de pupa e, em cerca de 10 dias, transformam-se em indivíduos adultos.

Desse modo, a melhor forma de precaução da doença é impedir que o mosquito se prolifere, eliminando água armazenada com o potencial de virar um criadouro. Veja algumas medidas de como prevenir a dengue:

• Limpe semanalmente os pratos dos vasos de plantas;
• Tampe reservatórios e caixas d’água;
• Mantenha os ralos e canaletas sempre limpos;
• Faça com frequência a limpeza das calhas;
• Guarde garrafas e outros recipientes virados, com a boca para baixo;
• Deixe as lixeiras bem tampadas;
• Lave com escova ou bucha os potes de água para animais.

A argila expandida é a solução!

A argila expandida é um composto leve e com alta capacidade de absorção. Portanto, pode ser utilizada em vários locais com o intuito de evitar o acúmulo de água. Confira os vários usos do material para acabar com os criadouros do mosquito.

Coberturas e telhados

Como esses locais são de difícil acesso, é comum esquecer-se deles na hora de tomar medidas para controle de Aedes aegypti. Contudo, são locais em que a água tende a empoçar. O uso da argila expandida sob lajes coberturas e telhados glifo, além de acabar com esse problema, ainda permite o isolamento térmico e evita infiltrações.

Paisagismo

É possível utilizar argila expandida tanto nos vasos quanto nos canteiros de seu jardim, com o propósito de realizar drenagem. Como resultado, a umidade da terra é mantida, sem que se formem poças.

A Cinexpan oferece 5 tipos de argila expandida. Para saber mais, entre em contato glifo.