blog-post-plantas-vasos

Plantas para vaso: 16 espécies e dicas de cuidados!

Se você adora jardinagem, mas tem um quintal pequeno ou mora em apartamento, cultivar plantas para vaso pode ser a solução ideal para ter um cantinho verde.

Já reparou que o interesse por jardinagem vem crescendo nos últimos tempos? As pessoas têm buscado o contato com a natureza e colocado as mãos na terra a fim de relaxar e deixar de lado a rotina estressante.

Mas, se você acha que essa tendência só vale para quem tem um quintal enorme e espaço para plantar direto no chão, vai se surpreender. Confira as dicas da Cinexpan para cultivar plantas para vaso e traga um colorido extra para o seu jardim pequeno, para a sua varanda ou até para dentro de casa!

Leia também: 4 jardins decorados com argila expandida para se inspirar

Como montar um vaso de plantas?

Em primeiro lugar, é muito importante saber preparar o seu vaso para receber a muda escolhida. Escolha um recipiente de tamanho adequado, não apenas grande o suficiente para caber a planta, como também com espaço de sobra para que ela cresça.

Em segundo lugar, separe os materiais de que você vai precisar: argila expandida, manta bidim e substrato. Depois, é só conferir nosso passo a passo de como preparar vaso para plantio e colocar a mão na massa.

Quais são as melhores plantas para vaso?

Praticamente todas as espécies podem ser cultivadas em vasos. No entanto, como têm acesso a uma quantidade limitada de terra, essas plantas vão precisar de rega e adubação mais frequentes, bem como podas regulares e a troca para vasos maiores conforme forem crescendo.

Confira, a seguir, 8 variedades para plantar na sombra, além de 8 plantas que precisam de sol direto para se desenvolver bem. Escolha as suas preferidas, disponha em vasos pela casa de acordo com a incidência solar e deixe a decoração mais verde!

Opções para meia sombra

Existem algumas plantas que, em seu habitat natural, vivem no solo das florestas, protegidas dos raios solares pelas copas das árvores. Por isso, para que elas cresçam bem na sua casa, é necessário imitar essas condições e colocá-las em ambientes internos ou sombreados. Conheça algumas delas!

1. Antúrio
Com lindas inflorescências vermelhas, o antúrio alegra qualquer cantinho. Ele exige solo rico em matéria orgânica e regas sempre que a terra estiver seca.
2. Bromélias
Fáceis de cuidar, as bromélias devem ser regadas de uma a duas vezes por semana. Em dias quentes, a dica é borrifar água sobre as folhas para manter sua umidade.
3. Calatheas e Marantas
Existem várias espécies, cada uma com um colorido diferente. Essas plantas gostam de solo úmido, mas não encharcado. Suas folhas podem queimar se expostas ao sol direto.
4. Costela-de-adão
Perfeita para trazer um ar tropical à decoração, a costela-de-adão precisa de um vaso com espaço para crescer. A rega deve ser feita de uma a duas vezes por semana.
5. Jiboia
Essa trepadeira tropical vai bem em ambientes quentes e úmidos. Regue duas vezes na semana durante o verão, mas apenas uma no inverno.
6. Peperômia
De folhas arredondadas, a peperômia pode ser roxa, verde ou verde e branca. Precisa de água a cada dois dias e, no calor, deve ser regada diariamente.
7. Pleomele
As folhas onduladas, de centro verde-limão e bordas amareladas chamam a atenção nessa planta. No final do inverno, dá pequenas flores brancas. Deve ser regada apenas quando o solo estiver completamente seco.
8. Zamioculca
É perfeita para quem tem pouco tempo para se dedicar à jardinagem. As zamioculcas gostam que o solo não fique totalmente seco, mas não toleram acúmulo de água nas raízes.

Espécies que gostam de sol direto

Plantas características de regiões com alta incidência solar, como os desertos e as savanas, são perfeitas para espaços externos, assim como para cantos da casa onde bate sol o dia todo. Veja sugestões de espécies para apostar!

1. Agave
Essa planta vai bem em solo arenoso e apresenta alta resistência à falta d’água, podendo ser regada a cada dez dias.
2. Babosa
Com propriedades cicatrizantes, bactericidas e anti-inflamatórias, a babosa é ótima para ser plantada em vasos. Mas cuidado: ela não gosta de terra encharcada, então, regue usando um borrifador.
3. Buxinho
O arbusto precisa ser podado com frequência para se desenvolver bem em vasos, além de necessitar de regas apenas quando a terra estiver muito seca.
4. Cactos
Conhecidos por sua resistência, os cactos crescem bem em climas secos e quentes. No verão, devem ser aguados, com moderação, uma vez na semana. Já no inverno, a frequência cai para uma vez ao mês.
5. Hera
Ótima para quem quer trazer um toque de verde para a decoração da casa, a hera ainda é fácil de cuidar. Confira sempre se a terra está seca antes de fazer uma nova rega.
6. Lavanda
Além de linda, com sua folhagem verde e suas flores roxas, a lavanda ainda exala um perfume muito gostoso. Gosta de solos calcários, adubo orgânico e regas semanais.
7. Rosa do deserto
Essa planta necessita de um vaso com boa drenagem, pois gosta de terra molhada, mas não encharcada. É importante fazer podas constantes para garantir a florada.
8. Temperos
Ervas como alecrim, coentro, manjericão, orégano e salsinha precisam de sol direto para crescerem saudáveis. Que tal ter alguns vasinhos no parapeito de uma janela que recebe bastante luz?.

Escolheu as espécies que vão compor o seu jardim? Então, aproveite para entrar em contato com a Cinexpan, fazer o seu orçamento e garantir argila expandida de qualidade para deixar suas plantas mais saudáveis, fortes e bonitas!