blog-post-tumba-finlandia

Tumba nuclear na Finlândia leva camada protetora de argila expandida

Onkalo é um sistema subterrâneo que servirá como depósito de lixo atômico. Um túnel de argila expandida ajuda na proteção. Saiba mais sobre a tumba nuclear!

Um dos maiores desafios da geração de energia nuclear são os resíduos produzidos nos reatores. Sem dúvida, a melhor forma de descarte é em depósitos geológicos profundos. Por isso, a Finlândia desenvolveu uma solução revolucionária: a tumba nuclear.

O país vai construir um sistema subterrâneo para armazenar o lixo radioativo por até 100 mil anos. Em maio de 2021, a empresa Posiva Oy anunciou o início da escavação do primeiro túnel. Entre as camadas que vedam as câmaras, existe uma proteção de argila expandida. Saiba mais!

O que é tumba nuclear?

32% da energia consumida na Finlândia vem dos reatores nucleares. Essa produção gera lixo radioativo que precisa ser colocado debaixo da terra a fim de evitar contaminações. No entanto, esse tipo de armazenamento é provisório.

Então, o país desenvolveu a tumba nuclear Onkalo. Trata-se do primeiro receptáculo para resíduos do mundo que é mais permanente. O combustível usado nas usinas será colocado em recipientes de cobre e aço. Em seguida, vai para os túneis a 450m de profundidade, onde fica por 100 mil anos.

O projeto tem custo estimado de 2,6 bilhões de euros, o equivalente a cerca de 15,8 bilhões de reais. O financiamento vem de impostos cobrados das empresas de eletricidade. Assim, a previsão é que o depósito comece a funcionar em 2023. Mas a longa rede de túneis só será concluída em 2120.


tumba-onkalo-finlandia

Como funciona a proteção do depósito?

Mais de 100 túneis serão escavados durante o período da operação. No total, a tumba nuclear terá 35km de extensão. Cada câmara tem 4,5m de altura, 3,5m de largura e 350m de comprimento. Dessa forma, pode conter até 30 recipientes de resíduos.

Com o propósito de garantir a vedação, Onkalo conta com várias camadas protetoras. Todo recipiente tem sua própria cavidade que é, então, preenchida com bentonita. Além disso, o solo do local escolhido conta com rochas magmáticas, o que dificulta o vazamento.

Enfim, o túnel tem enchimento de argila expandida. O material ajuda a selar o sistema, mas sem acrescentar peso excessivo à estrutura.

Concreto leve estrutural com Cinexpan

A argila expandida serve não só para grandes estruturas, como também tem aplicações na construção civil. Depois que é misturado com uma nata de cimento, o agregado cria um enchimento com baixa densidade. Ainda assim, o material apresenta alta resistência.

Além de suportar bem a compressão, a argila expandida da Cinexpan ainda pode reduzir o custo da obra e aumentar sua durabilidade. Entre em contato para saber mais e solicite um orçamento!

Créditos da imagem: Kallerna, via Wikimedia Commons (acessado em 11/08/2021)