blog-post-plantas-para-jardim-topo

Plantas para jardim: 16 espécies resistentes ao sol e como cuidar

Conheça as variedades ideais de plantas para jardim ensolarado. Além disso, veja dicas para preparar o solo, regar, adubar e podar cada uma delas

Não importa se você tem um quintal amplo ou uma varanda compacta: escolher as plantas para jardim certas é essencial. Afinal, não são todas as espécies que gostam de receber  luz solar por muitas horas, todos os dias.

Por isso, a Cinexpan preparou um especial com 16 variedades muito resistentes para você cultivar. Em seguida, elas estão divididas por categorias: folhagens, trepadeiras, flores e árvores. Além disso, você confere dicas de cuidados para saber quando regar, adubar e podar cada uma delas. Continue lendo!

  • Não tem um jardim, mas quer cultivar plantas em casa? Então, confira nossas sugestões para criar a sua própria selva urbana!

Folhagens

post-plantas-para-jardim-folhagens

Arbustos e folhagens são a base de qualquer jardim. Reunimos algumas espécies que são resistentes ao sol para você se inspirar!

  • Enquanto isso, leia tudo sobre plantas para vaso, com 16 espécies e dicas de cuidados.

Buxinho

Fácil de cuidar, o buxinho é muito utilizado para topiaria. Isto é, a prática de moldar arbustos em formatos específicos. Para isso, é necessário manter a frequência das podas.

Evônimo

Com folhas verdes e amarelas, esse arbusto cresce bem em solo fértil, drenável e regado frequentemente. Se desejar, crie uma cerca viva. Essa é uma das melhores opções de plantas para jardim.

Lambari

Conquista qualquer um com suas folhas, que são verdes e brancas de um lado, e roxas do outro! Plante em uma mistura de terra com areia para que o solo se mantenha drenado e regue de 2 a 3 vezes na semana.

Xanadu

Por causa de suas folhas recortadas, fica linda em composições com outras folhagens. Precisa de um solo bem adubado e drenado para crescer bem. No verão, o ideal é regar dia sim, dia não.

Trepadeiras

post-plantas-para-jardim-trepadeiras

Que tal cobrir um pergolado ou revestir um muro que recebe raios solares diretos? Veja opções de trepadeiras e dicas para cultivá-las!

Hera

Essa folhagem de formato peculiar é ótima tanto para cobrir muros quanto para forrar jardins. Regue de 2 a 3 vezes na semana, sem encharcar. Mas atenção: a planta é tóxica e não é indicada para quem tem animais de estimação.

Ipomeia

A planta é delicada no primeiro ano. Só que cresce rapidamente passado esse período. Lembre-se de regar com frequência e fazer a poda logo depois do florescimento.

Lágrima-de-cristo

É uma das plantas para jardim mais conhecidas por causa de suas flores de cores contrastantes. Precisa de regas regulares e de solo rico em matéria orgânica para que possa crescer e se desenvolver de maneira apropriada.

Primavera

Também chamada de buganvília, essa trepadeira pode ter várias cores de flores: rosas, brancas, laranjas, roxas, vermelhas, entre outras. Gosta de solo úmido, mas não encharcado. O ideal é podar a cada três meses a fim de garantir seu dom desenvolvimento.

Flores

post-plantas-para-jardim-flores

As flores têm o poder de acrescentar cor, beleza e perfume a qualquer jardim. Confira, em seguida, 5 variedades que se dão bem em espaços ensolarados!

Azaleia

Essas flores cor-de-rosa preferem solos levemente ácidos e bem drenados. Regue cerca de 2 vezes na semana. Sempre pela manhã ou ao fim do dia, para evitar a queima das folhas.

Celósia

Perfeitas para vasos, floreiras ou para o chão, essas plantas para jardim preferem temperaturas amenas, solos ricos em matéria orgânica e terra levemente úmida.

Gerânio

Famosa por causa de sua fragrância marcante, essa flor deve ser cultivada em uma mistura com uma parte de terra e uma de composto orgânico. Regue duas vezes na semana, ou três em climas mais quentes e secos.

Estrelítzia

Com flores que lembram um bico de ave, essa planta exótica é perfeita para decorar o seu jardim. Garanta que o solo esteja sempre úmido, mas nunca encharcado. Pode apenas quando houver folhas e flores secas.

Árvores

post-plantas-para-jardim-arvores

Quem tem um quintal grande pode apostar em plantas para jardim de porte grande, como as árvores. Conheça algumas espécies que vão bem em sol pleno!

  • Tem um espaço reduzido e acha que lá não cabem árvores? Então, veja nosso artigo sobre plantas para jardim pequeno, com as variedades ideais e como cuidar.

Árvore do viajante

Chama atenção tanto por chegar a alturas entre 4 e 8 metros quanto por sua aparência de um leque. Gosta de solos bem drenados, então, nada de encharcar essas plantas para jardim!

Ipê

Existem três tipos de ipê: o rosa, que floresce em junho; o amarelo, que floresce de julho a novembro e o branco, que floresce no final de agosto. São árvores de baixa manutenção e precisam de podas só para retirar galhos secos. Além disso, só requer adubação uma vez ao ano.

Iuca

Trata-se de um arbusto que pode atingir até 6 metros. Já que é uma vegetação de regiões semiáridas, o ideal é espaçar as regas, deixando o solo mais seco.

Pata-de-elefante

Recebe este nome porque a base de seu tronco é mais dilatada que o topo. Pode ser cultivada não só no chão, como também em vasos. A fim de evitar o apodrecimento das raízes, não regue em excesso e aposte em um solo com boa drenagem.

Prepare as plantas para jardim com Argila Expandida Cinexpan!

Manter o solo úmido – mas não encharcado! – é essencial para ter plantas bonitas e saudáveis. E sabia que, para isso, você pode contar com a argila expandida da Cinexpan? Uma vez que se trata de um agregado leve, evita que o substrato fique muito compacto e garante uma distribuição homogênea da água.

Os usos mais comuns da argila expandida na jardinagem são no fundo de vasos, a fim de facilitar a drenagem; ou sobre a terra, para decorar e manter a umidade. Entre em contato conosco para fazer um orçamento ou conferir onde comprar.