blog-post-montagem-vaso

Preparação de vaso com argila expandida CINEXPAN: vantagens e passo a passo

Quer plantar suas mudas em um substrato que ajuda no enraizamento e mantém a umidade estável? Então, faça a preparação de vaso com argila expandida CINEXPAN!

Cultivar plantas em vasos é muito prático, pois é uma maneira simples de acrescentar cor à decoração. Além disso, fica mais fácil para trocar as mudas de lugar, tanto no seu jardim como dentro de casa. Assim, aprender a fazer a preparação de vaso com argila expandida é essencial.

Isso porque a técnica ajuda as suas plantas a crescerem mais saudáveis. Confira, em seguida, o passo a passo do engenheiro civil Renato Defantti, do time técnico e comercial da CINEXPAN:

  • Leia também: Tipos de adubo: entenda para que serve cada um e por que usar

Por que fazer preparação de vaso com argila expandida?

Conheça os 7 benefícios de usar argila expandida na jardinagem!

  • Deixa o vaso mais leve: então, é mais fácil de movimentá-lo para trocar de lugar ou fazer limpeza;
  • Permite fácil drenagem: a água pode circular livremente, sem compactar o substrato;
  • Mantém a umidade por igual: por causa de sua porosidade interna, a argila expandida distribui a água de forma homogênea, diminuindo a necessidade de regas;
  • É feita de material quimicamente inerte: assim, não vai interferir com os nutrientes do substrato;
  • Ajuda no enraizamento das plantas: isso porque as raízes podem crescer no espaço que fica entre uma bolinha e outra;
  • Não prolifera pragas: é o caso de aranhas, baratas e escorpiões, por exemplo;
  • Possui versatilidade: a preparação de vaso com argila expandida CINEXPAN é indicada para todos os tipos de planta; o agregado leve também pode decorar jardins.
  • Além disso, confira: Selva urbana: 5 dicas para cultivar plantas em casa

Como montar vaso com argila expandida CINEXPAN e manta?

Em primeiro lugar, retire a planta do vaso em que ela está e faça a descompactação das raízes. Depois que tirar o excesso de terra, coloque um pequeno pedaço de manta geotêxtil no fundo do novo vaso. O objetivo é cobrir o furo, mas sem impedir o escoamento da água.

Em seguida, posicione a planta onde quer que ela fique. Todo o espaço que ficar abaixo do sistema radicular deve ser preenchido com uma camada de argila expandida.

Em seguida, posicione mais um pedaço de manta. Mas, dessa vez, ela deve ser maior que o diâmetro do vaso. Afinal, é ela que fará a separação entre as camadas de drenagem e de contato com a terra.

Então, ancore a planta no meio do vaso. Coloque o substrato em volta, compactando com as mãos. Regue bem, até que a água comece a sair pelo fundo da base.

Por fim, faça o acabamento da preparação de vaso com argila expandida CINEXPAN do tipo 2215.

Jardinagem com CINEXPAN

A CINEXPAN é uma empresa com mais de 20 anos de experiência. Estamos localizados a 50 Km de São Paulo, na cidade de Várzea Paulista (SP). E você encontra nossos produtos em todas as regiões do Brasil!

Fabricamos um agregado leve, que se apresenta em forma de bolinhas de cerâmica, com interior poroso e uma casca rígida e resistente. Assim sendo, a preparação de vaso com argila expandida permite uma drenagem eficiente.

Na CINEXPAN, você encontra o melhor custo-benefício e alta qualidade. Utilizamos tecnologia de ponta e a melhor matéria-prima. Entre em contato para saber onde comprar os nossos produtos!