blog-post-area-escape

Como funcionam e para que servem as áreas de escape para caminhões nas rodovias?

Você já notou um caminhão com os pneus “saindo fumaça”, ao percorrer uma estrada – geralmente na região serrana -, ou chegou a sentir um cheiro forte de borracha ou pneu queimado, vindo do ambiente de fora do seu veículo?

Nesse caso, podemos afirmar que a causa mais comum para o “cheiro de pneu queimado” é o uso dos freios em excesso. O atrito das pastilhas, com o sistema de frenagem aquecido, acaba por exalar um odor de queimado muito forte. Isso é muito comum quando se está descendo uma estrada ou rodovia com muitas curvas, o que é muito com comum em regiões serranas de nosso país.

Quando o sistema de freios de um veículo ultrapassa a temperatura de 250ºC, sua eficiência cai gradativamente. Isso ocorre por causa do atrito intenso (e constante) entre as lonas e os tambores. Nesse caso, os freios páram de funcionar por completo. Mesmo se o motorista pisar no pedal, nenhuma desaceleração do veículo será notada a partir desse momento.

Apesar da sensação de perder os freios ser aterrorizante – afinal, além de não frear o veículo, ele pode ainda ganhar mais velocidade – o caminhoneiro deve tentar manter a calma e, se possível, lançar mão de outros recursos para diminuir a aceleração do caminhão, como o freio-motor e o freio “retarder” (veja a explicação, logo abaixo). Porém, esses recursos podem não ser suficientes, a ponto de parar o veículo. Por fim, o motorista também pode fazer uso de uma subida, para diminuir a velocidade, e guiar o caminhão para um acostamento.

Para casos em nenhuma das práticas acima tenha surtido efeito, foram criadas áreas de escape.

O que são e onde surgiram as áreas de escape

As primeiras áreas de escape surgiram entre os anos 1950/60, nos Estados Unidos. Pois, justamente nessa época, começaram a surgir caminhões maiores e cada vez mais pesados, por todo o território norte-americano.

Depois de várias tentativas, que faziam uso de rampas e outros dispositivos, constatou-se que o melhor sistema para desacelerar veículos pesados – de forma eficiente – eram as caixa de brita, que – além de frear – ainda evitavam danos maiores ao veículos.

Como funcionam

Essas áreas são um tipo de rampa, que dão acesso a uma caixa, preenchida por algum tipo de material rígido e segmentado, como cascalho ou pedras.

Ao acessar essas rampas, as rodas do caminhão entram em contato com o material da caixa, e o caminhão diminui sua aceleração de maneira rápida. Sua rodas afundam e a parte inferior do veículo (suspensão, eixos e chassi) passam a ter contato com a caixa de material rígido, freando o veículo em poucos metros, na maioria dos casos. Acompanhe, e veja como fica o caminhão:

foto-area-de-escape

Vídeo

Veja como uma carreta, com uma carga de 45 toneladas de farelo de soja utiliza o dispositivo de área de escape da BR-376 (Km 997,3) após perder os freios. Fonte: Aconteceu em Joinville . Acessado em 14/04/2022

Áreas de escape com Argila Expandida CINEXPAN

Este post, traz exemplos de áreas de escape que foram construídas e preenchidas com Argila Expandida CINEXPAN, um agregado leve, que se apresenta em forma de bolinhas de cerâmica. Suas características são: leveza, baixa densidade, isolamento térmico e acústico.

A eficácia desses dispositivos é tão grande que, somente nas BRs 116 e 376, de 2011 até a abril de 2020 (segundo o portal Estradas.com.br), 413 pessoas foram salvas em 287 situações de emergência, envolvendo caminhões e ônibus.

Mais exemplos

ic-escape-01
1. Num trecho perigoso da BR-376, entre o Paraná (PR) e Santa Catarina (SC); a estrada liga Curitiba ao litoral catarinense.
Em menos de um mês, a área de escape evitou seis acidentes e salvou 41 pessoas.
ic-escape-02
2.Em Guaratuba, no litoral do Paraná (PR).
A estrada já tinha uma área de escape, construída em 2011, e que já foi a salvação para mais de 230 veículos.

Saiba mais

A Argila Expandida CINEXPAN, é muito utilizada na construção civil para enchimento leve, concreto leve, geotecnia (troca de solo), artefatos de concreto e jardinagem. Conheça os tipos de argila expandida disponíveis no mercado.

Fale conosco!

Se desejar saber mais, entre em contato.

///

Links

Portal g1
_https://g1.globo.com/pr/parana/noticia/2019/12/14/trecho-da-br-376-com-nova-area-de-escape-evita-seis-acidentes-e-salva-40-entre-o-parana-e-santa-catarina-diz-prf.ghtml

Portal Brasil do Trecho
_https://www.brasildotrecho.com.br/2021/12/quando-surgiram-e-como-funcionam-as-areas-de-escape-para-caminhoes-nas-rodovias/

Portal Estradas
_https://estradas.com.br/areas-de-escape-nas-rodovias-salvam-vidas/

///

Freio “retarder”
O freio retarder funciona como um freio auxiliar. Ele é composto por um sistema hidráulico que trabalha juntamente com a caixa de marchas e funciona em conjunto com o freio motor e os de serviço, tornando a frenagem mais eficiente e oferecendo mais segurança ao automóvel.