blog-post-marte

A Argila Expandida no Cultivo de Plantas para o Projeto Hort3Space: Um Jardim Espacial de Alta Tecnologia

A Itália desempenhará um papel fundamental no projeto Hort3Space, um jardim espacial de alta tecnologia, parte essencial da simulação de uma missão a Marte que ocorrerá na Armênia entre 5 de março e 8 de abril de 2024. Essa participação demonstra o potencial do uso da argila expandida no cultivo de plantas em ambientes extremos.

Argila Expandida como Substrato

O Hort3Space, uma iniciativa conjunta da Agência Nacional de Novas Tecnologias (ENEA) e da Universidade Sapienza de Roma, será equipado com um sistema de cultivo hidropônico inovador e totalmente automatizado. Este sistema utiliza argila expandida como substrato, em conjunto com luzes LED específicas e um braço robótico integrado, tudo isso instalado dentro de uma barraca inflável.

Planeta Vermelho

A simulação da missão ao Planeta Vermelho, coordenada pelo Fórum Espacial Austríaco e apoiada por instituições armênias, envolverá seis astronautas realizando experimentos científicos em diversos setores, desde geociências e robótica até engenharia, ciências da vida e astrobiologia. O objetivo é preparar o caminho para futuras missões de exploração humana no Sistema Solar.

Argila Expandida: Eficácia e Sustentabilidade

A argila expandida se destaca na Hort3Space por ser um material eficiente e sustentável no cultivo hidropônico de diversas espécies de micro-hortaliças. Esse método inovador de cultivo sem solo permite reduzir a carga de trabalho dos astronautas, otimizar o consumo de recursos e aumentar a reciclagem de resíduos. Além disso, maximiza a produção de vegetais frescos durante a simulação.

Projeto Amadee-24, na província armênia de Ararat

O projeto Hort3Space faz parte do projeto internacional Amadee-24 e ocorrerá na província armênia de Ararat, cujas características geomorfológicas são semelhantes às da superfície marciana. A iniciativa investigará o comportamento de dispositivos e equipamentos inovadores, como simuladores de trajes espaciais e plataformas de alta tecnologia para testar técnicas de detecção de vida. Esses estudos contribuirão para o desenvolvimento de conhecimento na gestão de missões espaciais tripuladas e para a compreensão das limitações e oportunidades de tecnologias comprovadas. No mapa ilustrado (lgo abaixo), a indicação da província da Armênia:

mapa Aratat

Não deixe de visitar nosso blog regularmente para acompanhar as últimas notícias sobre a Argila Expandida CINEXPAN.

Fonte: Isto é, em https://istoe.com.br/italia-projeta-jardim-espacial-para-missao-simulada-a-marte/ (acessado em 02/05/2023)